quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Montando um Home Estúdio

Antigamente, só tinha estúdio, quem possuía dinheiro. Os Custos da construção e equipamentos eram muito altos. Ao passar dos tempos, a tecnologia foi evoluindo e juntamente com esta evolução foram surgindo equipamentos com preço bem acessível ao mercado doméstico, fazendo com o que um dia era um sonho, torna-se realidade. Hoje em dia há equipamentos portáteis, leves e bem baratos. E se o seu sonho, é como de vários músicos, montar um home estúdio e ser independente em questão de produção, este post é perfeito para você. A Seguir, respostas para algumas perguntas frequentes para quem está prestes a montar o próprio Home Estúdio.



O que é precisamente um Home Estúdio?

Home estúdio, é um estúdio, só que de capacidade menor, com equipamentos necessários para uma gravação de boa ou média qualidade, localizado na própria casa do proprietário, no quarto, sala e etc.



Quais equipamentos são necessários?


*Mixer ou Placa

Inicialmente, os equipamentos necessários vão de acordo com a sua "necessidade de uso". Não é preciso montar um rack completo com periféricos, sendo que estamos tratando de um home estúdio. Mas vamos lá! Se a sua é intenção é gravar multipistas, ou seja, vários instrumentos, irá precisar de uma mesa de som que irá mixar os sinais recebidos ou de uma placa de som multipistas. A placa de som mais conhecida para isso, e talvez mais em conta, é a Delta 1010LT.


* Microfones

Existem dois tipos de microfones. Os Condensadores e os dinâmicos. Em um Estúdio, é recomendado o uso dos mic's tipo condensadores, pois captam mais detalhes do som, nos oferecendo um som mais limpo e fiel. Os microfones dinâmicos, são mais indicados para o uso ao vivo, pois não capta todos os detalhes, pegando só a parte frontal e cortando a área de captação do público. Mas isso não quer dizer que iremos dispensar o uso de microfones dinâmicos em nosso Home estúdio.


* Pré Amplificadores

O Nome já diz quase tudo. (Pré)amplificador, ou seja, ele é um periférico responsável por pré amplificar o sinal, fazendo com que o microfone ou instrumento tenha um ganho de volume maior.


* Monitoração

A monitoração é, os ouvidos do técnico ou produtor no estúdio. É com ela que iremos saber, ou melhor, definir, como o som irá se comportar, ou como a pessoa, irá ouvir esse som no seu aparelho doméstico. Deve estar atento à esta parte, que geralmente, está envolvida na seção de mixagem. Pode-se utilizar um Headphone, ou caixas acústicas de alta qualidade e fidelidade sonora. É recomendado ter no estúdio, dois tipos de sistema de som e suas qualidades, sendo uma de ótima qualidade, e outra de baixa qualidade, porque quem vai ouvir, que são as pessoas no dia a dia, não terão um sistema de alta qualidade no estúdio, então fica a dica para mixar e depois conferir como rola o som mixado em um sistema de baixa qualidade, que pode ser: Celular, caixinhas de pc, e caixas antigas.



OBS: Bom galera, ficamos por aqui nest post, estou com um pequeno probleminha de tempo, estou tocando em banda, e fica difícil sobrar tempo e tal, mas em breve, estarei continuando um pouco mais sobre esse assunto e enriquecendo o blog. Agradeço aqui, as visitas recebidas e a participação de todos. Um abraço e boas gravações!









0 comentários:

Postar um comentário